Image1

INICIAÇÃO MUSICAL (Percepção Musical) - #09 HARMONIA: Conceitos e Exemplos

 


HARMONIA

Hoje vamos falar sobre um dos pilares fundamentais do estudo musical: a Harmonia. Se você ainda não assistiu à nossa video-aula sobre Melodia, recomendo dar uma olhada antes, pois os conceitos que vamos discutir hoje vão se complementar de forma muito interessante. A vídeo-aula sobre Melodia encontra-se disponível aqui no site e no canal “Caio Ornelas Aulas de Música”.

"A harmonia é, basicamente, a arte de combinar sons simultâneos para criar uma sonoridade agradável e interessante. Enquanto a melodia é aquela linha única de notas que você canta ou toca em sequência (notas executadas uma de cada vez), a harmonia acontece quando duas ou mais notas são tocadas ao mesmo tempo. Alguns autores divergem quanto a isso, considerando harmonia somente quando 3 ou mais notas são executadas ao mesmo tempo, ao passo que duas notas executadas ao mesmo tempo é considerado intervalo musical, um tema já abordado aqui nesse canal. Sendo assim, vamos adotar aqui o conceito de harmonia e acordes para nos referirmos ao som de 3 notas ou mais tocadas ao mesmo tempo. O que damos o nome de acordes.

Acordes com 3 notas são chamados de tríades.

Acordes com 4 notas são chamados de tétrades.

Acordes com mais de 4 notas são chamados de tétrades com nota acrescentada.

Quando falamos, por exemplo, de um acorde de Dó maior (C), estamos combinando notas específicas executadas ao mesmo tempo. No caso do acorde de Dó maior as notas são: Dó, Mi e Sol. Essa combinação de notas gera uma sonoridade que reconhecemos ao longo do tempo. Além dos acordes maiores, existem várias categorias de acordes: menores, dominantes, diminutos, aumentados, entre outros. Cada tipo de acorde tem uma sonoridade e uma função específica dentro da harmonia, e é isso que dá cor e vida à música."

No caso da harmonia ou acordes, há um preenchimento sonoro maior.

Existem também os acordes arpejados que ocorrem quando as notas de um acorde são tocadas em sequência. Por conta do baixo (nota mais grave do acorde) há uma sustentação que gera um efeito de harmonia. Como exemplo ouça o início da peça Moonlight Sonata, de Ludwig Van Beethoven onde esse recurso é aplicado.

Para saber mais clique abaixo e confira uma vídeo-aula produzida pelo canal “Caio Ornelas Aulas de Música” em que esse importante assunto do universo musical é abordado.



Postagem Anterior Próxima Postagem