Image1

INICIAÇÃO MUSICAL (Percepção Musical) - #06 Intervalos Musicais: Uma Introdução Didática

 


Intervalos musicais são a distância entre duas notas. Eles são a base para o entendimento de muitos outros conceitos musicais que serão mostrados a seguir como acordes, escalas, entre outros termos. Compreender intervalos é fundamental para músicos de todos os níveis, pois eles influenciam a maneira como tocamos, ouvimos e compomos música.

Tipos de Intervalos Musicais

Os intervalos musicais são classificados de acordo com a distância da nota seguinte para a nota inicial. Cada distância possui a sua nomenclatura própria e serão melhor detalhados a seguir. Antes, porém é preciso entender outros conceitos. Os 3 tipos principais de intervalos musicais:

1. Intervalos Ascendentes

Ocorrem quando a segunda nota está acima da primeira. Por exemplo, se tocamos a nota dó (C) seguida da nota ré (D), temos um intervalo ascendente de segunda maior (C-D).

2. Intervalos Descendentes    

Os intervalos descendentes acontecem quando a segunda nota está abaixo da primeira. Usando o mesmo exemplo anterior, se tocamos a nota ré (D) seguida da nota dó (C), temos um intervalo descendente de segunda maior (D-C).

3. Intervalos Harmônicos

Os intervalos harmônicos são tocados simultaneamente, ou seja, as duas notas são executadas ao mesmo tempo. Por exemplo, ao tocar as notas dó (C) e mi (E) juntas, temos um intervalo harmônico de terça maior.

 Como dito anteriormente, cada distância de uma nota para outra é um intervalo musical, e cada distância possui a sua nomenclatura. Quando há a repetição da mesma nota inicial temos o intervalo de uníssono.

 Veremos a seguir os exemplos mais utilizados partindo da nota Dó (C).

Leia todo o texto e, ao final assista a vídeo-aula produzida pelo canal “Caio Ornelas Aulas de Música”:

 2ª menor

Da nota dó (C) para a nota Ré bemol (Db) temos a distância de um semitom, essa distância é conhecida como segunda menor. Ouça o exemplo em áudio da 2ª menor ascendente. Ouça o exemplo da 2ª menor descendente. Ouça o exemplo do intervalo harmônico de 2ª menor, quando as notas são tocadas simultaneamente.

2ª maior

Da nota dó (C) para a nota Ré (D) temos a distância de um tom. Essa distância é conhecida como segunda maior. Ouça o exemplo em áudio da 2ª maior ascendente. Ouça o exemplo da 2ª maior descendente. Ouça o exemplo do intervalo harmônico de 2ª maior.

3ª menor

Da nota dó ( C) para a nota Mi b (Eb) temos a distância de um tom e meio. Essa distância é conhecida como terça menor. Ouça o exemplo em áudio da 3ª menor ascendente. Ouça o exemplo da 3ª menor descendente. Ouça o exemplo do intervalo harmônico de 3ª menor.

3ª maior

Da nota dó ( C) para a nota Mi  (E) temos a distância de dois tons. Essa distância é conhecida como terça maior. Ouça o exemplo em áudio da 3ª maior ascendente. Ouça o exemplo da 3ª maior descendente. Ouça o exemplo do intervalo harmônico de 3ª maior.

4ª justa

Da nota dó ( C) para a nota Fá  (F) temos a distância de dois tons e meio. Essa distância é conhecida como quarta justa. Ouça o exemplo em áudio da 4ª justa ascendente. Ouça o exemplo da 4ª justa descendente. Ouça o exemplo do intervalo harmônico de 4ª justa.

4ª aumentada/5ª diminuta

Da nota dó ( C)  para a nota Fá # (F#) / Sol b (Gb) temos a distância de três tons. Essa distância é conhecida como quarta aumentada/quinta diminuta. Ouça o exemplo em áudio da 4ª aumentada/5ª diminuta. Ouça o exemplo da 4ª amentada/5ª diminuta. Ouça o exemplo do intervalo harmônico 4ª amentada/5ª diminuta.

 5ª justa

Da nota dó ( C) para a nota Sol  (G) temos a distância de três tons e meio. Essa distância é conhecida como quinta justa. Ouça o exemplo em áudio da 5ª justa ascendente. Ouça o exemplo da 5ª justa descendente. Ouça o exemplo do intervalo harmônico de 5ª justa.

 5ª aumentada/6ª menor

Da nota dó ( C) para a nota Sol#  (G#) / Lá b (Ab) temos a distância de quatro tons. Essa distância é conhecida como quinta aumentada/sexta menor. Ouça o exemplo em áudio da 5ª aumentada/6ª menor ascendente. Ouça o exemplo da 5ª aumentada/6ª menor descendente. Ouça o exemplo do intervalo harmônico de 5ª aumentada/ 6ª menor.

6ª maior

Da nota dó ( C) para a nota Lá  (A) temos a distância de quatro tons e meio. Essa distância é conhecida como sexta maior. Ouça o exemplo em áudio da 6ª maior ascendente. Ouça o exemplo da 6ª maior descendente. Ouça o exemplo do intervalo harmônico de 6ª maior.

7ª menor

Da nota dó ( C) para a nota Si b (Bb) temos a distância de cinco tons. Essa distância é conhecida como sétima menor. Ouça o exemplo em áudio da 3ª menor ascendente. Ouça o exemplo da 3ª menor descendente. Ouça o exemplo do intervalo harmônico de 3ª menor.

7ª maior

Da nota dó ( C) para a nota Si  (B) temos a distância de cinco tons e meio. Essa distância é conhecida como sétima maior. Ouça o exemplo em áudio da 7ª maior ascendente. Ouça o exemplo da 7ª maior descendente. Ouça o exemplo do intervalo harmônico de 7ª maior.

8ª justa

Da nota dó ( C) para a nota Dó  (C), mais aguda que a inicial, temos a distância de seis tons. Essa distância é conhecida como oitava justa ou simplesmente oitava. Ouça o exemplo em áudio da 8ª  ascendente. Ouça o exemplo da 8ª descendente. Ouça o exemplo do intervalo harmônico de 8ª.

Clique no vídeo abaixo e assista:



Postagem Anterior Próxima Postagem